Você acha que o acompanhamento de conversões do seu Google Ads é preciso e que o impacto das suas campanhas está sendo corretamente mensurado?
E se eu lhe disser que existe uma grande probabilidade de você não estar enxergando uma boa parte das conversões que as suas campanhas do Google Ads estão trazendo?
E eu nem me refiro aos impactos não mensuráveis das campanhas, pois estes entram numa esfera qualitativa que é muito difícil identificar…
Me refiro à uma parcela das vendas efetivas que a sua conta do Google Ads não está registrando devido a um bloqueio da Apple!
Apple vs Google
Em 2017 a Apple lançou um recurso no iOS chamado de Intelligent Tracking Prevention, que torna as tags do Google Analytics e do Google Ads muito menos precisas!
Como já abordei no artigo sobre abandono de carrinhos/checkout, atualmente o comportamento de compra dos consumidores é cada vez menos linear, de modo que eles precisam ser impactados pelas campanhas de marketing da empresa várias vezes até realizarem uma compra.
Nessa jornada, muitos clientes acessam o site a partir de múltiplos dispositivos…
Por exemplo, a pessoa acessa inicialmente através de um anúncio do Google Shopping pelo Iphone usando o Safari, depois é impactado novamente por um anúncio do Facebook no PC (com Windows) e converte nesse último acesso.
Nesse cenário, o Google Analytics e o Google Ads dificilmente irão conseguir associar essa conversão com aquela campanha que trouxe o cliente inicialmente.
Esse já era um problema clássico (e que continua sem solução), mas com o Intelligent Tracking Prevention da Apple isso se tornou ainda mais grave!
Agora se um visitante acessa um anúncio do Ads no Iphone e não converte no primeiro dia, se ele retornar ao site nesse mesmo dispositivo depois de 24 horas por meio de uma outra mídia (como e-mail) e concretiza a compra, o Google não conseguirá identificar aquela transação!
Ou seja, basicamente a janela padrão de 30 dias do Google Ads se torna de apenas 24 horas no iOS…
A solução para o problema: O Vinculador de Conversões (Conversion Linker)!
Anteriormente o cookie do Google Ads era registrado com um domínio do Google (googleadservices.com) e assim era considerado um “cookie de terceiros” (Third-Party Cookie).
Com o advento do Intelligent Tracking Prevention, o navegador Safari do iOS só permite o uso de cookies de terceiros por um período de 24 horas, ou seja, o Google só irá conseguir identificar a conversão se o visitante converter em até 24 horas após o clique no anúncio.
Em setembro/2017 o Google lançou a tag do Vinculador de Conversões (Conversion Linker) no Google Tag Manager visando amenizar os efeitos do Intelligent Tracking Prevention, essa nova tag registra os cookies com o domínio do anunciante, ou seja, esse cookie deixará de ser um “cookie de terceiros” e passa a não ter mais prazo de validade.
É extremamente fácil implementar essa Tag e resolver o problema:
Como Implementar a tag do Conversion Linker
- Acesse seu Google Tag Manager, vá na aba “Tags” e clique em “Nova”:
- Defina um nome e uma pasta (como mencionei no tutorial de configuração do Pixel do Facebook, defina um padrão para nomenclatura das Tags, isso será crucial para a organização da sua conta no futuro):
- Em seguida clique em “Configuração da tag” e selecione o tipo de tag “Vinculador de conversões”:
- Agora clique em “Acionamento” e selecione o acionador “Todas as páginas”:
- Por fim clique em “Enviar” para publicar as alterações (não esqueça de documentar as alterações antes de publicar, para deixar registrado o que foi feito).
Nota: Quem implementou a tag de conversão do Google pelo Google Tag Manager e instalou a tag do Conversion Linker, não precisa se preocupar em instalar a nova tag global do site do Google (gtag.js), tendo em vista que ela visa sanar o mesmo problema que a tag do Conversion Linker já resolve.
O Grande Problema é: Parece que Ninguém se deu Conta do Impacto Disso…
Eu tenho tido contato com uma grande quantidade de lojas virtuais recentemente e o que me deixa surpreso é que mesmo após tanto tempo depois do lançamento do “Conversion Linker”, cerca de 90% dessas lojas ainda não estão usando esse recurso…
Pelo o que eu tenho presenciado, no geral as lojas virtuais de consumo básico (como alimentos) tem uma janela de conversão média que gira em torno de 5 dias.
Esse é um exemplo de janela de conversão de um e-commerce de produtos de consumo básico:
Percebam que mesmo nesses casos, uma janela de conversão de 1 dia irá deixar de registrar mais de 1/3 das conversões do site!!!
E reforço que isso é para segmentos de consumo básico, compras mais caras e complexas costumam ter janelas muito maiores…
Ou seja, a não utilização da tag do Conversion Linker faz com que você acabe tomando decisões equivocadas sobre seus investimentos, podendo diminuir o investimento e/ou pausar campanhas importantes, o que no fim pode gerar fortes impactados na sua receita real!
Confira seu Google Tag Manager e verifique se a tag do Conversion Linker está instalado no seu site, se não estiver, invista 2 minutos pra configurá-la, pois certamente depois disso você passará a tomar decisões muito mais assertivas sobre seus investimentos no Google Ads.
Por fim, deixo como dica um outro artigo postado aqui no blog, sobre um problema exatamente oposto: o registro de conversões duplicadas pelo Google Ads.
Dê uma conferida lá nesse outro artigo para saber se seu site não está registrando as conversões em dobro e no fim você está tendo menos vendas do que pensa…