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Conversion Linker: Suas Campanhas do Google Ads podem estar trazendo Mais Resultados do que Você Imagina…

Phylipe Schad comentários: Conteúdos sobre E-commerce, Google Ads

Você acha que o acompanhamento de conversões do seu Google Ads é preciso e que o impacto das suas campanhas está sendo corretamente mensurado?

Leonardo diz: Mais ou Menos
Na melhor das hipóteses: “mais ou menos”…

E se eu lhe disser que existe uma grande probabilidade de você não estar enxergando uma boa parte das conversões que as suas campanhas do Google Ads estão trazendo?

E eu nem me refiro aos impactos não mensuráveis das campanhas, pois estes entram numa esfera qualitativa que é muito difícil identificar…

Me refiro à uma parcela das vendas efetivas que a sua conta do Google Ads não está registrando devido a um bloqueio da Apple!

Apple vs Google

Apple vs Google

Em 2017 a Apple lançou um recurso no iOS chamado de Intelligent Tracking Prevention, que torna as tags do Google Analytics e do Google Ads muito menos precisas!

Como já abordei no artigo sobre abandono de carrinhos/checkout, atualmente o comportamento de compra dos consumidores é cada vez menos linear, de modo que eles precisam ser impactados pelas campanhas de marketing da empresa várias vezes até realizarem uma compra.

Nessa jornada, muitos clientes acessam o site a partir de múltiplos dispositivos…

Por exemplo, a pessoa acessa inicialmente através de um anúncio do Google Shopping pelo Iphone usando o Safari, depois é impactado novamente por um anúncio do Facebook no PC (com Windows) e converte nesse último acesso.

Nesse cenário, o Google Analytics e o Google Ads dificilmente irão conseguir associar essa conversão com aquela campanha que trouxe o cliente inicialmente.

Esse já era um problema clássico (e que continua sem solução), mas com o Intelligent Tracking Prevention da Apple isso se tornou ainda mais grave!

Agora se um visitante acessa um anúncio do Ads no Iphone e não converte no primeiro dia, se ele retornar ao site nesse mesmo dispositivo depois de 24 horas por meio de uma outra mídia (como e-mail) e concretiza a compra, o Google não conseguirá identificar aquela transação!

Ou seja, basicamente a janela padrão de 30 dias do Google Ads se torna de apenas 24 horas no iOS…

A solução para o problema: O Vinculador de Conversões (Conversion Linker)!

Anteriormente o cookie do Google Ads era registrado com um domínio do Google (googleadservices.com) e assim era considerado um “cookie de terceiros” (Third-Party Cookie).

Com o advento do Intelligent Tracking Prevention, o navegador Safari do iOS só permite o uso de cookies de terceiros por um período de 24 horas, ou seja, o Google só irá conseguir identificar a conversão se o visitante converter em até 24 horas após o clique no anúncio.

Em setembro/2017 o Google lançou a tag do Vinculador de Conversões (Conversion Linker) no Google Tag Manager visando amenizar os efeitos do Intelligent Tracking Prevention, essa nova tag registra os cookies com o domínio do anunciante, ou seja, esse cookie deixará de ser um “cookie de terceiros” e passa a não ter mais prazo de validade.

É extremamente fácil implementar essa Tag e resolver o problema:

Como Implementar a tag do Conversion Linker

  1. Acesse seu Google Tag Manager, vá na aba “Tags” e clique em “Nova”:
    Nova Tag - GTM
  2. Defina um nome e uma pasta (como mencionei no tutorial de configuração do Pixel do Facebook, defina um padrão para nomenclatura das Tags, isso será crucial para a organização da sua conta no futuro):

    Nome da Tag: Conversion Linker
    Nome sugerido: “AW – Vinculador de conversões – Todas as páginas”
  3. Em seguida clique em “Configuração da tag” e selecione o tipo de tag “Vinculador de conversões”:
    Tipo de Tag: Conversion Linker
  4. Agora clique em “Acionamento” e selecione o acionador “Todas as páginas”:
    Acionador GTM: Todas as páginas
  5. Por fim clique em “Enviar” para publicar as alterações (não esqueça de documentar as alterações antes de publicar, para deixar registrado o que foi feito).
    Publicar Alterações no GTM

Nota: Quem implementou a tag de conversão do Google pelo Google Tag Manager e instalou a tag do Conversion Linker, não precisa se preocupar em instalar a nova tag global do site do Google (gtag.js), tendo em vista que ela visa sanar o mesmo problema que a tag do Conversion Linker já resolve.

O Grande Problema é: Parece que Ninguém se deu Conta do Impacto Disso…

Eu tenho tido contato com uma grande quantidade de lojas virtuais recentemente e o que me deixa surpreso é que mesmo após tanto tempo depois do lançamento do “Conversion Linker”, cerca de 90% dessas lojas ainda não estão usando esse recurso…

Pelo o que eu tenho presenciado, no geral as lojas virtuais de consumo básico (como alimentos) tem uma janela de conversão média que gira em torno de 5 dias.

Esse é um exemplo de janela de conversão de um e-commerce de produtos de consumo básico:

Janela de Conversão Adwords: Ramo de Alimentos

Percebam que mesmo nesses casos, uma janela de conversão de 1 dia irá deixar de registrar mais de 1/3 das conversões do site!!!

E reforço que isso é para segmentos de consumo básico, compras mais caras e complexas costumam ter janelas muito maiores…

Ou seja, a não utilização da tag do Conversion Linker faz com que você acabe tomando decisões equivocadas sobre seus investimentos, podendo diminuir o investimento e/ou pausar campanhas importantes, o que no fim pode gerar fortes impactados na sua receita real!

Confira seu Google Tag Manager e verifique se a tag do Conversion Linker está instalado no seu site, se não estiver, invista 2 minutos pra configurá-la, pois certamente depois disso você passará a tomar decisões muito mais assertivas sobre seus investimentos no Google Ads.

Por fim, deixo como dica um outro artigo postado aqui no blog, sobre um problema exatamente oposto: o registro de conversões duplicadas pelo Google Ads.

Dê uma conferida lá nesse outro artigo para saber se seu site não está registrando as conversões em dobro e no fim você está tendo menos vendas do que pensa…

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Sobre Phylipe Schad

Growth Hacker apaixonado por e-commerce, marketing digital e BI.

É administrador de empresas (CRA nº 30294) com MBA em Comércio Eletrônico, Especialização em Finanças e MBA em Tecnologia para Negócios: Inteligência Artificial, Data Science e Big Data. Está atualmente cursando Especialização em Marketing, Branding e Growth.

Possui mais de 13 anos de experiência na gestão de E-Commerce e Marketing Digital e 17 anos de experiência com planejamento e execução de projetos digitais.

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Phylipe Schad - Consultor de E-commerce e Marketing Digital

Phylipe Schad

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