Como corrigir Conversões Duplicadas no Google Adwords

Olá pessoal!

No artigo de hoje irei abordar sobre um erro bastante grave que vejo em muitas contas do Google Adwords que eu audito: A contabilização de conversões duplicadas!

A duplicidade no registro das conversões acaba gerando valores inflacionados de receita nas campanhas, o que acaba induzindo o lojista a investir mais verba do que o desejável e compromete o ROAS (retorno sobre investimento em publicidade) real do Google Adwords.

E esse erro prejudica tanto a análise de resultados do lojista, como as otimizações feitas pelo algoritmo do Google ao se utilizar estratégias de lances inteligentes (como CPA, ROAS, etc), pois o algoritmo vai passar a fazer otimizações a partir de dados imprecisos e incorretos.

Motivos para as Conversões ficarem duplicadas no Google Adwords

Normalmente há dois motivos principais para que um mesmo pedido seja registrado como duas conversões diferentes no Google Adwords:

  1. Utilização de duas ações de conversões diferentes habilitadas com a opção “Incluir em conversões”;
  2. Tag de conversão do Google Adwords disparando duas vezes na tela de sucesso;

Confira agora mesmo se isso está acontecendo com sua conta do Google Adwords:

1.Utilização de duas ações de conversões diferentes habilitadas com a opção “Incluir em conversões”

Ao fazer a vinculação da conta do Google Adwords com o Google Analytics é exibida a opção de importação das metas do GA para o Adwords e por padrão a opção de “incluir em conversões” vem habilitada:

Importação de Metas do Google Analytics

Essa marcação indica que sempre que essa transação ocorrer, ela será incluída nas colunas de “conversões” e “valor conv.” (e as demais colunas derivadas).

O problema é que se você já tem uma tag de conversão do Google Adwords ativa no site (o que é altamente recomendável, já que ela é mais precisa que a ação de conversão importada do Google Analytics), ao importar a ação de “transações” do Google Analytics, as suas campanhas irão começar a registrar o dobro do valor real de conversões.

Esse é um dos erros mais comuns e que até eu já cometi anos atrás, durante o início da minha carreira com o Google Adwords.

Acredito que o próprio Google tem um pouco de culpa nisso, pois na tela de importação das metas do GA ele não deixa claro qual o risco e as implicações da importação duplicada dessas metas.

Ao meu ver, a opção de “incluir em conversões” deveria vir desmarcada por padrão e antes de executar a importação o Google deveria perguntar ao usuário se ele deseja habilita-la, detalhando o funcionamento dessa opção.

Para ver se você tem ações de conversões duplicadas acesse a página de conversões do Google Adwords:

Página de Conversões - Google Adwords

Verifique as ações de conversões ativas e avalie se há mais de uma com a opção de “incluir em conversões” habilitada.

Ações de Conversão - Google Adwords

Se estiver como a imagem acima, todas as decisões que você vem tomando para a otimização da sua conta do Google Adwords estão furadas…

Infelizmente não é mais possível ajustar seus dados históricos, eles ficarão comprometidos para sempre, mas você deve ajustar isso o quanto antes, para que sua conta passe a registrar o valor correto das transações geradas pelas campanhas.

Para isso clique na ação “Transactions” e vá em “Editar configurações”:

Editar Conversão

Em seguida desmarque a opção “Incluir estas conversões na coluna Conversões. Se você usar Lances inteligentes, suas estratégias de lances serão otimizadas para estas conversões” e salve.

Se houverem outras ações de conversão habilitadas com essa opção (como na imagem mais acima que tem a opção de “Chamadas a partir de anúncios”) avalie se esse tipo de ação é importante para o seu negócio, se não for desabilite elas também.

No exemplo da imagem, o lojista tem bastante vendas por telefone, portanto esse tipo de ação de conversão vale a pena incluir na coluna de conversões (por isso está habilitada).

Portanto é o tipo de análise que precisa ser ponderada para cada negócio. Mas o mais importante é nunca deixar duas ações semelhantes ativas (como a tag de conversão do Adwords + a ação de transação do Google Analytics).

Tag de conversão do Google Adwords disparando duas vezes na tela de sucesso;

Outro motivo muito comum para o valor de um pedido ficar duplicado no Google Adwords é a tag de conversão disparar duas vezes na página de finalização do pedido.

Há algum tempo o Google habilitou na tag de conversão a opção de enviar o código do pedido (“transaction_id”) para evitar que essas duplicidades aconteçam, mas a verdade é que a maioria das plataformas não enviam esse dado.

Por isso, minha recomendação é sempre configurar a tag de conversão do Google Adwords via Google Tag Manager (inclusive, isso lhe permitirá utilizar a tag do “ConversionLinker” para amenizar os efeitos do Intelligent Tracking Prevention do iOS, que atrapalha o acompanhamento de conversões do Google Adwords em dispositivos da Apple. Falarei mais sobre isso num futuro artigo).

Ao configurar a tag de conversão via Google Tag Manager, há uma opção para você enviar o código do pedido:

Configuração da Tag de Conversão do Adwords no Google Tag Manager

Isso evitará que as transações fiquem duplicadas.

Uma outra opção (menos recomendável) seria configurar o gatilho da tag de conversão para disparar somente quando o “referrer” (página anterior) for a página de checkout, como abaixo:

Gatilho - Conversão
Exemplo de gatilho para um site em Magento e que usa o “onestepcheckout”.

Isso evitará que uma conversão seja contabilizada caso a página de sucesso seja atualizada.

Nota: Percebam que nesse gatilho eu estou utilizando a opção de disparo “DOM Ready” ao invés de “Page View”. Isso ajuda a evitar que conversões sem registradas com o valor zerado, pois já me deparei com vários casos em que a tag de conversão era disparada antes da variável com o valor da transação ser disponibilizada no datalayer do GTM. Com o gatilho configurado para disparar somente após o DOM ter sido carregado, esse problema dificilmente ocorrerá.

Por hoje é isso! Se ficou com alguma dúvida na configuração das ações de conversão deixe seu comentário abaixo que lhe ajudarei na medida do possível 🙂

Abraços!