O ROAS (retorno sobre o investimento em publicidade) indica a rentabilidade dos anúncios e é uma das métricas mais importantes para analisar numa campanha de marketing digital. 💹💲💱
Para calcula-la consideramos a receita gerada pelas campanhas e dividimos pelo custo de veiculação dos anúncios.
Exemplo: Se uma campanha gerou R$ 10.000 em vendas e teve um custo de R$ 1.000, então o ROAS foi de 10x.
Apesar da simplicidade do cálculo, há alguns fatores para levar em consideração:
👉 Normalmente as plataformas de e-commerce consideram como receita as vendas captadas, porém há um volume relevante dessas vendas que acabam não sendo faturadas (em média 30%), devido normalmente a bloqueios do sistema anti-fraudes ou à boletos não pagos. Nesse caso, o ROAS real acaba sendo mais baixo que o exibido nas plataformas de anúncios (Google Ads, Meta Ads, etc).
👉 Considere sempre a jornada do seu cliente na hora de analisar o ROAS, pois é comum uma campanha estar com ROAS abaixo da média das demais, mas que no fim ela está atuando no topo de funil, trazendo leads novos que acabam convertendo depois em outras campanhas. Desativar uma campanha dessas pode acabar comprometendo as vendas das suas campanhas com ROAS alto.
👉 Em sites de geração de leads também é possível calcular o ROAS, mas nesse caso é um pouco mais complicado. Você pode fazer isso basicamente de duas formas: usando o ticket médio das suas vendas e multiplicando pela quantidade de conversões ou importando as conversões off-line.
👉 ROAS e ROI são coisas diferentes. O ROAS considera apenas o custo de investimento nos anúncios, já o ROI considera os demais custos do negócio (como matéria prima, impostos, etc). Por mais que possam parecer métricas equivalentes, nem sempre é assim, pois em alguns cenários de aumento de investimento em publicidade o ROAS pode cair, mas o ROI aumentar.
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